Comitê da Serra da Ibiapaba inicia processo de renovação da diretoria
O Comitê da Bacia da Serra da Ibiapaba realizou, nesta quarta-feira (4), sua 45ª Reunião Ordinária, na Câmara Municipal de São Benedito. Dentre as pautas, a renovação da diretoria, condutas vedadas durante as eleições e qualidade de água.
Eleição da Diretoria
Foi definida a junta eleitoral para conduzir o processo de renovação da diretoria do colegiado, com eleição prevista para acontecer no dia 16 de outubro, com local ainda a ser definido. A equipe será formada por:
- Daniela Alves – Sindicato de Ibiapina
- Meiry Sakamoto- Funceme
- Benedito Salvino- Associação Comunitária Valparaíso
- Gilton Barreto- Prefeitura de Viçosa do Ceará
A junta é responsável pela construção do edital de renovação e pelos trâmites do pleito. O mandato da diretoria será de 2024 a 2026.
Condutas vedadas
Também foram explicadas as principais regras durante o período eleitoral para os integrantes dos comitês de bacias, pela Assessoria de Comunicação da Cogerh. A plenária recebeu orientações acerca de participação em eventos estaduais, comportamentos em grupos de trabalho do Comitê e publicidade eleitoral.
O conteúdo das condutas vedadas aos agentes públicos é baseada na Cartilha Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Estaduais no Período Eleitoral de 2024. O material tem como objetivo orientar os agentes públicos estaduais sobre atos ilícitos que possam impactar na disputa eleitoral nos municípios, trazendo como base legislações que regem o processo eleitoral no país.
O intuito é evitar situações que possam ser passíveis de punição pela legislação eleitoral. As restrições seguem até o fim das eleições, previstas para ocorrerem no mês de outubro de 2024.
Água Mineral
Além disso, ocorreram duas palestras sobre “Água Mineral“, ministradas pelo representante da produtora Serra Grande, de São Benedito, e pelo técnico da Gerência de Projetos da Cogerh, Guilherme Filgueira.
Conceitos básicos de hidrogeologia, legislação de água mineral e processos minerários foram alguns dos temas pautados na discussão.
Há uma preocupação dos membros em relação ao saneamento e ao uso de defensivos agrícolas nas culturas produzidas na bacia.
O Comitê irá trabalhar em uma solicitação de estudo laboratorial aprofundado sobre a qualidade de água da região, com apoio da Cogerh.
Visita à fábrica de flores
Por fim, ocorreu uma visita técnica à produtora de rosas Reijers, uma das maiores do Brasil, em que é usado um sistema avançado de reaproveitamento de água.
A reunião contou com apoio da regional da Cogerh da Bacia da Serra da Ibiapaba, que atua como secretaria-executiva do CBH.
Compartilhe:tags: #Comitê da Bacia da Serra da Ibiapaba #São Benedito