Colegiado se prepara para o processo de alocação negociada

Assim como os outros Comitês de Bacia do estado, o Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba – CBHSI está estabelecendo uma nova rotina de trabalho em época de pandemia. Na última terça-feira (30), o colegiado participou de uma reunião virtual com o objetivo apresentar para as instituições/membros a plataforma digital utilizada nesse período de isolamento social. Com o grupo familiarizado com as ferramentas, é possível dar continuidade as atividades do comitê.

O encontrou se iniciou com as boas vindas do presidente do CBHSI, Pedro Florindo,  que fez o repasse da pauta. O gerente da Regional da Bacia dos Sertões de Crateús e da Serra da Ibiapaba, Rodrigues Junior e o Coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh/Crateús, Helder Lucena, aproveitaram a oportunidade para mostrar um novo modelo de apresentação das simulações de esvaziamentos do reservatório Jaburu I, para que os membros conheçam o novo formato de apresentação que será usado na próxima reunião de alocação de água, que será realizada no mês de julho.

Durante a reunião, o colegiado e os membros da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CBHSI discutiram sobre assuntos colocados pela plenária e fizeram os encaminhamentos sobre alguns problemas ambientais na bacia, como a questão do desmatamento nas margens do açude Jaburu I, a situação dos loteamentos e o uso das motos aquáticas (Jet Skis). Além disso, foi proposta a necessidade dos comitês discutirem sobre o Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico.

A reunião virtual do CBHSI contou no total com 31 participantes, estando representadas 22 instituições-membro – o que corresponde a 73.33% do colegiado. Da parte da Cogerh, participaram ainda Ewerton Torres, Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Mateus Perdigão, da Gerência de Gestão dos Recursos Hídricos e as técnicas Nayara Carvalho e Edna Nascimento.

Entenda

A reunião ocorre após uma pesquisa que consultou os membros do CBH sobre a possibilidade das reuniões virtuais. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh definiu então a plataforma para as reuniões remotas e os Comitês seguiram a Portaria N° 566 SRH-CE, de 13 de maio de 2020, que dispõe sobre a participação e votação em Reuniões Virtuais Ordinárias e Extraordinárias do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará – Conerh e dos CBHs do Ceará, estabelecendo procedimentos e recursos tecnológicos, que viabilizam a manutenção das atividades previstas.

Compartilhe: