Comissão Gestora do Açude Macacos define operação do reservatório e é renovada para mandato 2024-2028
Nesta quinta-feira (1), a Comissão Gestora do Açude Macacos definiu a operação do reservatório até janeiro de 2025, em reunião de alocação promovida pela Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas. O encontro ocorreu no município de Maranguape.
Na ocasião, também foi realizada a renovação da Comissão Gestora para o mandato de 2024 a 2028, com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e de usuários de água da região.
Johny Santos, Coordenador do Núcleo de Operação da Regional, explanou a evolução volumétrica do Açude Macacos, que registra atualmente um volume de 12,76 milhões de metros cúbicos, equivalente a 96,70% da sua capacidade, de acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará.
Dadas as informações gerais, Johny apresentou o histórico de alocação do reservatório e os cenários propostos para a operação 2024.2.
Entre as três propostas, a Comissão Gestora deliberou e aprovou a vazão média de 20 litros por segundo (l/s), destinados somente ao abastecimento humano.
Conforme a simulação, ao final da operação, em 31 de janeiro de 2025, o açude chegará com um volume percentual de 69,39%.
Renovação da Comissão Gestora
Na ocasião, foi realizada a renovação da Comissão Gestora para o mandato de 2024-2028. Veja a nova composição por segmento:
Poder Público
- Prefeitura Municipal de Ibaretama
- Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico de Ibaretama
Sociedade Civil
- Sindicato Rural de Ibaretama
- Associação Várzea da Onça
Usuários de Água
- Cagece (Quixadá e Ibaretama)
- Sisar BBA
- Gesar – Cagece
tags: #Açude Macacos #Maranguape