A Cogerh, por meio da Gerência Regional das sub-bacias do Baixo e Médio Jaguaribe, e o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe, realizaram nesta terça-feira (21) o Seminário para Formação da Comissão Gestora do Açude Ema, no Centro do Idoso do Distrito de Ema, no município de Iracema.

Após discussões, foi eleita a 1ª Comissão Gestora do açude Ema, para o mandato 2024-2028, que tem a seguinte composição:

Poder Público Municipal: Câmara Municipal de Iracema. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS e Prefeitura Municipal de Iracema;

Sociedade Civil: Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores(as) Familiares de Iracema, Associação Comunitária Sebastião Abreu, Associação Cultural Filhos da Terra e Associação dos Moradores do Ema;

Usuários: Usuários de montante (Cagece, Antônio Francisco de Lima, Antônia Bezerra Magalhães e Maria Malvea da Silva Sousa), Usuários de jusante (José Roque Freire, Dênio Jardel Granjeiro e Espedito Batista Soares).

No encontro, foram esclarecidos o papel e as atribuições da Comissão Gestora, bem como a metodologia do trabalho para formação da Comissão do Reservatório que discutirá a operação pelos próximos quatro anos.

O Seminário foi coordenado pelo Analista em gestão de Recursos Hídricos do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh, Cleilson Almeida, que apresentou a metodologia do trabalho para Formação da CG e falou sobre o resultado do Diagnóstico Institucional e Organizacional do Açude, em que foram realizadas visitas a diversas entidades/instituições dos segmentos Poder Público, Sociedade Civil e Usuários de água.

O processo de formação da Comissão foi coordenado por um comissão de membros do Comitê do Médio Jaguaribe, com apoio técnico da gerência regional da Cogerh.

Sobre o Açude Ema

O açude está localizado no município de Iracema e possui capacidade de acumular 10,39 milhões de m³ de água. O manancial é de domínio do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), operado conjuntamente com a Cogerh, tendo sido construído no ano de 1932, com o barramento do Riacho Bom Sucesso/Porcos.

Considerado um sistema hídrico isolado de pequeno porte, o açude Jenipapeiro atualmente encontra-se com 100% de sua capacidade, desde do dia 31/03/2024, sendo responsável pelo abastecimento humano do distrito de Ema e comunidades circunvizinhas, além de complementar o abastecimento da sede do município de Iracema.

O reservatório tem ainda um perímetro de irrigação à jusante (abaixo) que conta com 18 colonos, cada um com uma área média de duas hectares irrigáveis.

Compartilhe: