Comissão Gestora do Açude Carnaubal é renovada para mandato 2023-27; veja composição
Nesta quinta-feira (16), ocorreu o Seminário Institucional para a Renovação da Comissão Gestora do Açude Carnaubal para mandato 2023-2027, na Cáritas Diocesana em Crateús. Instituições ligadas ao sistema de recursos hídricos estiveram presentes no seminário sobre o reservatório que abastece o município de Crateús.
O encontro contou com três apresentações, que versaram sobre a Cogerh, a gestão participativa dos recursos hídricos e a realidade institucional do Carnaubal. A primeira palestra, ministrada pelo gerente da regional da Cogerh, Rodrigues Júnior, discorreu sobre o papel da Companhia no gerenciamento dos recursos hídricos da Bacia, e trouxe a situação atual dos reservatórios monitorados nessa região hidrográfica, com foco no açude Carnaubal.
Em seguida, a Coordenadora do núcleo de gestão participativa da regional, Edna Nascimento, abordou o tema “CBH e Comissões Gestoras realizando a gestão participativa das águas”. Ela explicoua composição do sistema de recursos hídricos do Estado do Ceará, com destaque para a Bacia dos Sertões de Crateús, enfatizando como é organizado o Comitê dos Sertões de Crateús e qual sua vinculação e relação com as comissões gestoras. A coordenadora também falou sobre a composição e as atribuições das CGs e apresentou uma linha do tempo desses colegiados na Bacia dos Sertões de Crateús.
Por fim, Nayara Carvalho, Analista do núcleo de gestão participativa, apresentou o diagnóstico institucional do açude Carnaubal, cujo objetivo é conhecer a organização institucional da área.
Isso contribui na definição de melhores estratégias de construção de um sistema de gerenciamento participativo das águas do manancial, seus principais usos, bem como os atores sociais (principais usuários e/ou as entidades representativas de usuários ou instituições da sociedade civil) que precisam ser envolvidos na gestão daquele sistema hídricos isolado.
Ao final do encontro, os membros se dividiram em três grupos: 1 – instituições representantes de usuários, 2 – Instituições da sociedade civil e 3 – Instituição do Poder Público.
Entre seus pares, elegeram as dez instituições que comporão o plenário da comissão gestora do açude Carnaubal para o mandato 2023-2027, respeitando o percentual estabelecido pelo Comitê dos Sertões de Crateús: 40% de usuários, 30% sociedade civil e 30% do poder público.
Veja as instituições eleitas por segmento
Usuários
- Associação de desenvolvimento Comunitário de Carnaubal
- Associação dos Usuários de Água do açude Carnaubal – ASSUSA
- Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE – UNBSC
- Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR
Sociedade Civil
- Cáritas Diocesana de Crateús – CDC
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores (as) Familiares de Crateús – STRAAF de Crateús
- Universidade Federal do Ceará – UFC
Poder Público
- Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMAM
- Secretaria Municipal de Defesa Civil
- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE
Estiveram presentes no seminário 17 instituições/atores sociais com interesse na gestão do açude Carnaubal, além do gerente da regional da Cogerh/Crateús, Rodrigues Júnior, da Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, Edna Nascimento, da Analista de gestão, Nayara Carvalho, da técnica Mirian Souza e da estagiária do núcleo, Mikaelly Gonçalves.
Compartilhe: