Membros participaram de roda de conversa sobre o papel da comissão, bem como os desafios e perspectivas

Na última quinta-feira, 12, o auditório da Fundação Senhor Pires, em Independência, foi palco da posse da nova Comissão Gestora do Açude Barra Velha. Os participantes tiveram a oportunidade de se apresentarem, informando a instituição a qual são vinculados, sua função e os segmentos que estão representando na Comissão Gestora.

Os membros receberam um material de capacitação, momento que foi iniciado com a palestra proferida por Rodrigues Júnior, gerente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – Cogerh em Crateús. O tema de sua fala foi “O papel da Cogerh e seus eixos de atuação”, fala que ressaltou as ações cotidianas da Companhia na Bacia dos Sertões de Crateús, com ênfase no açude Barra Velha.

Depois da palestra de Júnior, os membros da Comissão Gestora puderam conhecer melhor sobre a fiscalização dos recursos hídricos, a partir da apresentação de Cleano Santos, da Diretoria de Outorga e Fiscalização. Ele detalhou o passo a passo das ações de fiscalização da Cogerh, bem como os limites que a Companhia tem na área.

A seguir, a técnica da Secretaria de Meio Ambiente – Sema e gestora da APA da Bica do Ipu, Tatianna Angelo, apresentou a palestra “Proteção e Conservação dos Recursos Naturais”. Depois das palestras proferidas a presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Sertões de Crateús, Nilce de Souza, foi responsável por empossar a referida Comissão Gestora.

A Comissão Gestora do Açude Barra Velha conta com 10 (dez) membros, sendo 40% representantes de usuários, 30% representando a sociedade civil e 30% representando o poder público. Confira a composição da comissão:

MEMBRO

INSTITUIÇÃO

REPRESENTAÇÃO

01

Maria da Piedade Pereira da Silva

Associação dos Vazanteiros do Município de Independência/CE

Usuário

02

Maria Lúcia Gomes de Sousa

Associação Comunitária de Santa Maria

Usuário

03

Antônia Joelma Ferreira da Silva

Associação Comunitária dos Pescadores de Independência

Usuário

04

Francisco Fernando de Amorim Silva

Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE

Usuário

05

Maria Aparecida Alves Gonçalves

Escola Família Agrícola – AFA Dom Fragoso

Sociedade Civil

06

Manoel Evangelista da Silva

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Independência

Sociedade Civil

07

Maria Irandir Bezerra Saboia

ONG História Viva

Sociedade Civil

08

Elisoete Alves Pedrosa

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Poder Público

09

Mauro Rodrigues Amaro Araújo

Câmara Municipal

Poder Público

10

João José Vieira Neto

Ematerce

Poder Público

A capacitação teve continuidade no período da tarde com uma roda de conversa sobre o papel da Comissão Gestora e os desafios e perspectivas da CG do açude Barra Velha. O momento foi facilitado pelo coordenador do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh – Crateús, Ewerton Torres. Os novos membros da CG tiveram também a oportunidade de conhecer um pouco da história da Comissão Gestora do açude Barra Velha, que foi a primeira Comissão Gestora a ser formada nos Sertões de Crateús, em 2008.

Ao final, foi acordado com os presentes que o próximo encontro da CG do açude Barra Velha será no dia 23 de abril de 2020, tendo como objetivo atualizar o regimento interno da Comissão Gestora e eleger o(a) secretário(a) da equipe.

Compartilhe: