A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), representada pela Gerência de Gestão Participativa, participou nesta segunda (2) e terça-feira (3) de uma Capacitação sobre Planos de Gestão Proativa de Seca. O evento foi promovido pelo programa Cientista Chefe em Recursos Hídricos, no Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.

Na ocasião, foram abordados conceitos sobre seca, política de recursos hídricos, hidrossistemas e metodologia de trabalho a ser desenvolvida nos planos. Além disso, houve apresentação do “Seca em Jogo“, instrumento lúdico, em formato de tabuleiro, usado nas reuniões com comunidades locais para facilitar o entendimento da relação seca-hidrossistema, voltado para ações em períodos de seca.

A capacitação teve como objetivo preparar as equipes regionais para desenvolver estratégias eficazes no enfrentamento das secas que afetam os hidrossistemas do Ceará, através de metodologias e diretrizes estratégicas e operacionais.

Até agora, seis Planos já foram construídos no Estado: Patu, Fogareiro-Quixeramobim, Missi, Carnaubal, Tejuçuoca e Jaburu I.

O projeto é executado pelo Cientista Chefe/Funcap, junto à UFC, em parceria com a Cogerh, Funceme e Secretaria de Recursos Hídricos.

Os planos buscam criar instrumentos para diminuir os impactos da seca, antes mesmo dela acontecer, sobre populações que precisam de políticas públicas“, explicou Edecarlos Rulim, técnico de gestão participativa da Companhia.

Compartilhe: