Cogerh homenageia personalidades dos recursos hídricos e lança filme imersivo no MIS
Cerimônia comemorou os 30 anos da fundação da Companhia
Texto: Isabella Campos/Ascom Casa Civil
Fotos: Hiane Braun
A noite desta terça-feira (27) ficará marcada na história de todos aqueles que fazem o sistema de Recursos Hídricos do Estado do Ceará. Em homenagem ao marco histórico de 30 anos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), foi lançado na sala Imersiva do Museu da Imagem e do Som (MIS), o filme “Águas do Ceará – Entre a Seca e Esperança”.
O momento contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; do secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro; do Diretor Presidente da Cogerh, Yuri Castro, e de outras autoridades. Durante a cerimônia, a Companhia homenageou servidoras pioneiras com o troféu “Mulheres das Águas”, bem como prestou homenagens aos 23 conselheiros que compõem o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh).
A empresa, que foi criada em 1993, tem o importante trabalho de, junto ao seu corpo técnico, gerir os recursos hídricos do Estado por meio de uma gestão participativa com a sociedade civil, usuários de água bruta e poder público. Vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), a Cogerh é responsável pela operação, manutenção e monitoramento do que representa 90% da capacidade total de acumulação hídrica do Estado.
A vice-governadora destacou a felicidade de fazer parte desse momento de comemoração.
“A gratidão é a memória do coração e o Estado do Ceará tem muita gratidão a todos os que constroem a gestão dos recursos hídricos do Ceará”.
Jade Romero pontuou a felicidade pelo reconhecimento feminino na cerimônia.
“Trazer esse recorte de gênero para essa cerimônia, homenageando as servidoras mulheres, é muito importante para o reconhecimento de todo o nosso trabalho”, enfatizou.
Reconhecimento
Jade Romero também relembrou a necessidade de uma empresa como a Cogerh. “Esses 30 anos da Cogerh me trouxeram à memória a dificuldade que vivíamos no começo dos anos 90. Um momento desafiador de racionamento de água. E graças à Cogerh conseguimos uma segurança hídrica, uma estrutura, e conseguimos manter a fé do nosso povo”, completou.
O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, destacou a felicidade de fazer parte desse momento histórico para a Cogerh.
“Para mim é uma honra compartilhar esse momento com todos. A Cogerh tem uma linda história de gestão de recursos hídricos, é referência nacional neste âmbito”, pontuou.
A Companhia, que se afirmou pouco a pouco e chegou em meio a sérios períodos de seca no Estado, hoje administra os mais importantes açudes públicos estaduais e federais, além de reservatórios, canais e adutoras.
A história da Cogerh se mistura com a esperança nos olhos dos sertanejos, que viram na gestão dos recursos hídricos a esperança de água para todos no sertão. De acordo com o presidente da Cogerh, Yuri Castro, o sentimento de fazer a diferença na vida dos cearenses é o que motiva o trabalho diário da instituição.
“O momento é de festa e reconhecimento. Eu entrei no primeiro concurso e falar das ações de Cogerh é falar de um trabalho de destaque. Tudo isso devemos aos nossos servidores, que transformaram a realidade de muitos. E quero agradecer a nossa gestão participativa, que sempre foi a base da nossa gestão”, enfatizou o presidente.
Sendo parte ativa da gestão participativa, tão importante para o trabalho da Cogerh, Rosângela Texeira, representante dos Comitês de Bacias Hidrográficas, – militante da área há 17 anos – destacou a diferença que a Companhia faz na vida daqueles que mais precisam e a voz que ela dá por meio da sua metodologia de trabalho.
“A Cogerh é fundamental e faz total diferença para a gente. É todo o nosso suporte, apoio, desde para a mobilização de uma reunião, mobilização de instituições, da sociedade civil e poder público municipal, estadual e federal. Então, esse trabalho junto ganha uma amplitude muito grande, garante que a gente tenha voz”, concluiu.
Mulheres das águas
Durante a cerimônia foram homenageadas mulheres que deram início e ainda contribuem com a gestão de recursos hídricos do Estado. Sendo uma das primeiras servidoras da Cogerh, tendo participado do primeiro concurso, Rosana Garjulli contou como a sua vida e a da Companhia se unem.
“Eu entrei no primeiro concurso da Cogerh, sou socióloga e entrei no grupo que foi selecionado para trabalhar a questão da organização dos usuários de água. Eu fui gerente dessa área por anos e foi o meu trabalho na Cogerh, a importância que essa empresa representa, que fui trabalhar na Agência Nacional de Águas”, contou.
Do 1º concurso da Cogerh, apenas três mulheres integraram a equipe: Rosana, Inah Maria, como advogada, e Márcia Sampaio, como bibliotecária. Todas foram homenageadas no evento. Reencontrando suas antigas colegas de trabalho, Rosana comemorou o momento.
“Isso é muito significativo, é muito emocionante encontrar essas mulheres, essas primeiras mulheres, que montaram a metodologia de trabalho que foi aperfeiçoada e fez a Cogerh ser o que é hoje”, concluiu Rosana.
Além das três citadas acima, também foram homenageadas Maria Margarida Pereira da Silva e Maria Josefa do Nascimento, membros do Comitê de Bacias do Ceará.
Também foram homenageadas as 23 instituições-membro do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará (CONERH).
Entre a Seca e a Esperança
Em homenagem aos 30 anos da Cogerh, foi lançado o filme “Águas do Ceará – Entre a Seca e Esperança”, um projeto audiovisual que combina elementos de documentário, animação e poesia para contar a história sobre o papel crucial da gestão dos recursos hídricos do Ceará, tendo a Cogerh como centro deste processo. Com duração de 15 minutos, o público mergulhou na relação entre o povo cearense e o recurso mais precioso da região: a água.
Ficha técnica
O Filme é uma Realização Misteria Mapping
Direção e roteiro: Valentino Kmentt
Produção: Roger Pires
Fotografias: Davi Pinheiro, Marcos Studart, Deivyson Teixeira, José Wagner, Samuel Macedo
Direção artística: Valentino Kmentt
Designer: Gabriel Ferreira
Animações: Diego Mirnov Valentino Kmentt
Finalização: Valentino Kmentt
Trilha Sonora: Ivan Timbó
Apoio: Nigéria Filmes
Confira abaixo as datas das próximas exibições:
Fevereiro: dias 28 (quarta) e 29 (quinta), às 17h30
Março: dia 1 (sexta), às 19h30;
dias 6 (quarta) e 7 (quinta), às 17h30
dia 8 (sexta), às 19h30
dias 13 (quarta), 14 (quinta) e 15 (sexta), às 17h30
dias 20 (quarta), 21 (quinta) e 22 (sexta), às 17h30
