A Cogerh e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário realizaram, entre esta segunda (2) e sexta-feira (6), visitas técnicas a barragens nas regiões do Litoral, RMF, Acaraú, Médio Jaguaribe e Banabuiú, em agenda ao Projeto São José, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O Projeto, já na sua 4ª fase, visa fortalecer a Agricultura Familiar apoiando atividades produtivas, sustentáveis, inovadoras e inclusivas, além de ampliar o acesso à água e ao saneamento em áreas prioritárias. Somente no eixo de Acesso ao Abastecimento de Água e Saneamento Rural, cerca de 75 mil pessoas serão beneficiadas com a implantação de 50 sistemas de abastecimento de água no Estado.

O Consórcio Techne-Hydros é a consultoria responsável pela realização dos trabalhos, que estão na fase inicial, para a avaliação independente da segurança das barragens que abastecem as comunidades rurais, sendo enquadradas na política de segurança de barragens e salvaguardas ambientais do BIRD.

As vistorias serviram para analisar a conservação das estruturas das barragens, sendo selecionadas, nesta etapa, onze (nove da Cogerh e duas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o DNOCS), vinculadas as propostas de sistema de abastecimento de água.

Os trabalhos estão na fase inicial, com a avaliação independente da segurança das barragens que abastecem as comunidades rurais, sendo enquadradas na política de segurança de barragens e salvaguardas ambientais do BIRD.

As vistorias serviram para analisar a conservação das estruturas das barragens, sendo selecionadas, nesta etapa, onze (nove da Cogerh e duas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o DNOCS).

As visitas foram divididas em dois lotes:
Lote A : Macacos, São José II, Cipoada, Curral Velho e Canafístula
Lote B: Gameleira, Missi, Jenipapo, Acarape do Meio e Batente

A Cogerh, enquanto parte signatária do projeto, atuou como uma ponte na apresentação das estruturas das barragens, das quais é empreendedora, que serão utilizadas como mananciais do sistema de abastecimento de água rural, sendo importante levar em consideração o atendimento aos requisitos de segurança de barragens do Banco Mundial“, explicou Brenda Rodrigues, técnica da Gerência de Segurança e Infraestrutura que participou das ações em campo.

Com as análises que serão realizadas, o PSJ visa prosseguir com os projetos de abastecimento de água das comunidades rurais que possuem a captação em barragens, atendendo aos critérios das salvaguardas ambientais“, explicou Thaiza Alves, especialista em segurança de barragens do Projeto.

Compartilhe: