Cogerh apresenta trabalho sobre Agenda Ambiental na Administração Pública durante Seminário “Ceará pelo Clima”
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) foi uma das instituições selecionadas para participar do seminário
O Seminário “Ceará pelo Clima: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Justiça Social”, realizado nesta semana no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir temas ambientais urgentes.
Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), o evento teve a participação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) com foco na apresentação de projetos relacionados à temática de sustentabilidade socioambiental e à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
No primeiro dia do seminário, o governador Elmano de Freitas abriu os trabalhos, juntamente com a secretária do Meio Ambiente, Vilma Freire. A palestra magna ficou por conta de Philip Martin Fearnside, biólogo norte-americano e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, reconhecido globalmente por seu trabalho sobre mudanças climáticas.
A programação do Seminário foi dividida em eixos temáticos, incluindo Transição Energética Justa no Ceará, Juventude e Crise Climática, Estratégias para Fortalecer as Políticas Públicas Estaduais, Justiça Climática, Vulnerabilidades Climáticas Cearenses, Mitigação e Adaptação, e Resíduos e Economia Circular.
Participação da Cogerh
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) foi uma das instituições selecionadas para participar do seminário. O trabalho apresentado foi a experiência e aplicação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no âmbito da Cogerh, ficando entre os dez mais bem avaliados pela Sema.
Participaram da construção do artigo: a Assessora Socioambiental da Cogerh, Ana Araújo, os técnicos da Assessoria Socioambiental, Vinícius Araújo e Natália Viana, o Gerente Administrativo da Cogerh, José Wilson, o Gerente Regional das Bacias do Baixo e Médio Jaguaribe, Hermilson Barros, e a técnica da Gerência Regional do Baixo e Médio Jaguaribe, Thaís Rodrigues.
A assessora socioambiental da Cogerh, Ana Araújo, avaliou o evento.
“O “Ceará pelo Clima 2024″ foi uma oportunidade de troca de experências exitosas, revisando padrões de produção e consumo das atividades econômicas desenvolvidas, bem como o entendimento do protagonismo do Estado nos processo de transição energética, na difusão da importância da economia circular na redução dos impactos ambientais. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos sendo referência no Programa da Agenda Ambiental na Administração Publica (A3P), transforma o discurso em prática e compromisso, estabelecendo de fato a responsabilidade socioambiental como gestão transparente, integrada e participativa”, explicou.
A Chamada de Trabalhos visou selecionar artigos baseados em “Sustentabilidade Socioambiental” ou que tenham interface com a A3P. Ao final do evento, os dez classificados receberam certificados de participação em reconhecimento ao projeto apresentado.
Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)
O programa A3P, do Ministério do Meio Ambiente, incentiva os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade, demonstrando um compromisso com a eficiência e a preservação ambiental. A Cogerh, através da Assessoria Socioambiental – ASSAM, integra essas práticas em sua gestão diária, buscando proteger o meio ambiente e reduzir custos operacionais.
Compartilhe: