Treinamento apresentou estudos de prospecção, testes de vazão e monitoramento realizado pela Companhia

Servidores e colaboradores regionais da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh receberam hoje (31) um treinamento voltado para a temática de águas subterrâneas. A metodologia do encontro foi virtual, respeitando as orientações de isolamento social, e foi promovida pela Gerência de Estudos e Projetos (Gepro) da Companhia.

O público-alvo da ocasião foi composto por funcionários que trabalham diretamente com monitoramento de águas subterrâneas, atividade destacada no treinamento. “Devemos ter esse encontro pelo menos uma vez por ano, é muito importante para dar um retorno desses dados e alinhar as atividades”, destaca Zulene Almada, Gerente de Estudos e Projetos, que conduziu o treinamento.

Além de apresentar um panorama geral com conceitos básicos e metodologias aplicadas na realidade do Ceará, a capacitação discorreu sobre sistematização, calibração dos equipamentos e elaboração de boletins para disponibilizar as informações. As formas de captação dos recursos hídricos subterrâneos, incluindo os tipos de poços e fontes naturais, também foram abordadas.

Os estudos feitos pela Cogerh, tanto os já desenvolvidos, os que estão em andamento e os planejados, figuraram nas discussões dos participantes. O monitoramento tem relevância em sua aplicação prática, uma vez que “são dados que subsidiam os estudos de cálculos de reserva e principalmente a gestão desse recurso”, explica a gerente.

O treinamento foi ministrado por Zulene e Guilherme Filgueira, da Gepro, com o apoio dos demais membros da equipe. Ao todo, estiveram presentes 36 participantes, incluindo representantes das regionais do Crato, Pentecoste, Sobral, Limoeiro do Norte, Crateús, Quixeramobim, Iguatu e da Região Metropolitana de Fortaleza.

Compartilhe: