Secretários de Recursos Hídricos do Nordeste se Reúnem na Cogerh

16/07/2010

O objetivo foi a discussão sobre a situação das cheias em Alagoas e Pernambuco.

 

Foi realizada no último dia 15 de julho, no auditório da Cogerh, a Reunião do Fórum de Secretários e Gestores de Recursos Hídricos do Nordeste. O evento teve a participação dos Secretários: Cesar Augusto Pinheiro (CE), Dalton Melo Macambira (PI), Alex Gama de Santana (AL), Eugênio Spengler (BA), Francisco Jacome Sarmento (PB), João Bosco de Almeida (PE), Ailton Francisco da Rocha (SE) e Carlos Ivan Melo (RN). Também presentes, o Presidente da Cogerh, Francisco José Coelho Teixeira, a Chefe do Deptº de Gestão de Bacias do Maranhão, Claudene Campos, o Diretor do Instituto de Gestão das Águas do RN-IGARN, Celso de Macedo Veiga, Paulo Varella, Diretor de Gestão da ANA, Joaquim Gondim, Superintendente de Usos Múltiplos também da ANA e três representantes da LACTEC/PR, respectivamente: Daniele Zandona, Fabiano Hainosz e Ingrid Muller.

 

O objetivo maior do Encontro foi a discussão sobre a situação das cheias em Alagoas e Pernambuco, onde na ocasião foi pedido apoio de todos os Estados Nordestinos e a construção de barragens, com o intuito de minimizar as consequências das cheias Foram realizadas duas apresentações dos Secretários de Pernambuco e Alagoas, sobre as referidas enchentes e um trabalho apresentado por Joaquim Gondim da ANA, onde falou sobre como as barragens do DNOCS ajudaram a minimizar o volume de água nos dois Estados. Por fim Daniele Zandona da LATEC, apresentou a tecnologia usada pela empresa na realização de mapeamento digital, através de voos sobre a área e a utilização de Laser.

 

O Fórum também fomentou uma Carta de Fortaleza, documento que define uma política de recursos hídricos para o Nordeste e que será enviada nos próximos dias para os Ministérios da Casa Civil, do Planejamento, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Águas-ANA.

 

Para o Presidente da Companhia Francisco Teixeira, foi bastante proveitosa a Reunião, pois possibilitou a discussão dos problemas de recursos hídricos do Nordeste e que deverão ser encaminhados para o Governo Federal, buscando soluções.

 

A Reunião foi coordenada pelo Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Melo Macambira e que também é Coordenador do Fórum do Nordeste.

 

 

 

 

Vanja Boaventura-vanja.boaventura@cogerh.com.br

 

Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM)-Cogerh

 

Fones: 3218.7024 / 8895.9225.