Reunião Negociação de Conflito na Comunidade Água Verde

29/09/2010

O objetivo foi capacitar a comunidade com a temática educação ambiental na gestão dos recursos hídricos.

 

No último dia 29 de setembro, a equipe do Núcleo de Gestão da Bacia Metropolitana, Màrcia Caldas e Patricia Trajano juntamente com a equipe técnica Khrisna Martins, Cláudio Gesteira e Genival, estiveram reunidos com os moradores do Assentamento Coassu e da comunidade de Água Verde, para negociar o uso racional da água da adutora da referida comunidade.

 

 

Foi constatado pela equipe o uso indevido da água, havendo portanto desperdício com irrigação desordenada, faltando água para o abastecimento humano que é a prioridade, conforme rege a Política Estadual dos Recursos Hídricos (Lei Nº 11.996/1992).

 

 

A reunião teve como objetivo principal capacitar a comunidade local com a temática educação ambiental na gestão dos recursos hídricos, para uma reflexão de como está a situação atual do meio ambiente, as consequências do uso irracional da água e identificando na lei o uso correto dos recursos hídricos.

 

 

As Cartilhas de Educação Ambiental na Gestão das Águas, produzidas pelo Comitê Metropolitano em parceria com a Gerência Metropolitana, foram distribuídas aos participantes. Estavam presentes mais de 30 pessoas. Ressalta-se a participação da Prefeitura de Guaiuba, que se colocou como uma parceira na gestão dos recursos hídricos locais. Como encaminhamento, ficou acertado que a Gerência Metropolitana fará essa mesma reunião de capacitação com todas as comunidades em torno da adutora.

 

 

 

 

Vanja Boaventura-vanja.boaventura@cogerh.com.br

 

Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM)-Cogerh

 

Fones: 3218.7024/8895.9225.