Bacia dos Sertões de Crateús prioriza consumo humano e dessedentação animal

13/08/2019 # # # #

Decisão vai até o início da próxima quadra chuvosa

 

Diretoria do Comitê e equipe da Cogerh alinham atividades para 2020

Os açudes pertencentes à Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús vão atender prioritariamente o abastecimento humano e a dessedentação animal durante o segundo semestre de 2019. A decisão do Comitê de Bacia levou em consideração o pouco nível de água acumulado na bacia, que registra atualmente pouco mais de 9% do volume total disponível.

Na última semana, a Cogerh preparou reunião informativa com membros do Comitê para mostrar a situação dos reservatórios. A situação dos açudes Colina, Barra Velha e Cupim já foi apresentada ao comitê pela equipe técnica da Cogerh, através de simulações de esvaziamento, considerando apenas o consumo prioritário.

Na próxima quinta-feira (15), será a vez de apresentar as situação dos açudes Carnaubal e Barragem Batalhão, em Crateús com anuência do Comitê. Já nesta sexta-feira (16) a Cogerh informará os dados de acumulação e simulações de esvaziamento da barragem Sucesso, situada no município de Tamboril.

Capacitação e agenda dos Comitês para 2020

A diretoria do Comitê dos Sertões de Crateús reuniu-se com o núcleo de gestão da Cogerh para alinhar as atividades para 2020. Na ocasião, os membros programaram as reuniões ordinárias, capacitação e as demais atividades ambientais comemorativas, como dia nacional da Água e do Meio Ambiente.

A Cogerh segue estimulando e gerindo a formação de canais de participação da sociedade civil e dos usuários de água no processo de co-gestão dos recursos hídricos, servindo como secretaria-executiva do Comitê e prestando apoio técnico, científico, financeiro e logístico e seguindo o que determina a politica nacional de Recursos Hídricos.