Como instrumento para viabilizar a Gestão de Riscos na Cogerh, foi iniciada, em Maio/2019, a implementação da metodologia “Melhoria de Processos com Foco em Riscos”. A ferramenta analisa  a identificação dos riscos e suas respectivas causas; o estabelecimento de controles a fim de minimizar os impactos negativos dos riscos identificados; e a implantação de melhorias de processos como forma de agregar valor a organização. Tal ação contribui para otimização da tomada de decisão e, consequentemente, para o alcance de melhores resultados dentro da Companhia.

O projeto de melhoria de processos com foco em riscos atende preceitos da Lei 13.303/2016. que trata da responsabilidade das sociedades de economia mista e empresas públicas, em todas as esferas, quanto aos padrões de Governança e Gestão destas entidades. A Lei exige uma série de mudanças em relação a Governança das entidades, padrão e robustez dos sistemas de controles internos, gestão de riscos, auditoria interna, conformidade e ética, e os padrões de transparência.

Desta forma, encontrar maneiras para se prevenir e mitigar os principais riscos a que a Cogerh está exposta e melhorar o uso de seus recursos financeiros estão entre os objetivos deste projeto, que passa por uma mudança da cultura organizacional, devendo ser gradual e contínua. A iniciativa está alinhada com outros projetos de implantação de Gestão por Processos do Governo do Estado do Ceará.

Este trabalho está sendo conduzido pela Assessoria de Governança, Riscos e Conformidade, juntamente com as áreas executoras dos processos. A relação de processos a serem trabalhados em 2019, foi priorizada pela Diretoria. Em Maio/2019, foram priorizados 04 (quatro) processos – Executar Orçamento, Manter Segurança de Barragens, Realizar Movimentação de Bens e Gerenciar Contratos. Em Junho/2019, foram abordados mais 04 (quatro) processos – Realizar Inventário, Conceder Outorga, Gerenciar Contas de Energia Elétrica e Conceder Diárias. Em Agosto e Setembro/2019, foi realizada a análise e diagnóstico de mais 04 (quatro) processos: Elaborar Orçamento, Gerenciar Férias, Apoiar a Fiscalização e Realizar Manutenção de Estações de Bombeamento.

 

Compartilhe:

categorias: | Eixos de Atuação
tags: