Presidente da Cogerh é homenageado pelo Comitê do Banabuiú

05/12/2018

A última reunião ordinária do ano do Comitê da Bacia Hidrográfica do Banabuiú foi marcada pela entrega da comenda Amigo das Águas. A homenagem reconhece personalidades que contribuíram para a consolidação da gestão de águas na região do Banabuiú, sertão central do Ceará. O presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, recebeu a homenagem das mãos do diretor do SAAE de Morada Nova e ex-presidente do Comitê, Sérgio Girão. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (05), no Instituto Federal de Morada Nova (IFCE).

“Fico muito honrado com esta homenagem e destaco aqui o excelente trabalho feito pelo comitê do Banabuiú, em parceria com a gerencia regional da Cogerh da região”, avaliou João Lúcio durante a homenagem.

A meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, esteve na ocasião e também recebeu a comenda. Emocionada, Meiry se disse honrada e disse que “já  havia sido homenageada em outras ocasiões , mas esta tinha um valor especial”. O presidente do Comitê do Banabuiú, Ilmar Sérgio da Cunha, também foi agraciado com a comenda.

Representantes dos diversos setores que compõem o comitê também foram reconhecidos pela presença assídua nas discussões da gestão de águas da Bacia. Esta é a primeira vez que o comitê homenageia os integrantes pela assiduidade nos encontros que definem os rumos da água no Banabuiú.

Projeções Climáticas e demais pautas do Comitê:

O colegiado que integra o Comitê do Banabuiú está se preparando para o processo de renovação de seus membros, que acontece periodicamente. Os novos integrantes vão atuar durante o quadriênio 2019/2023. Durante o encontro, mais detalhes do processo de renovação foi explanado pela diretoria do comitê. O seminário de renovação acontece no ano de 2019. Foram apresentadas, ainda, as primeiras projeções climáticas para a região do Banabuiú.  A meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, compartilhou os estudos do instituto para os próximos meses. Na ocasião, a plenária pôde tirar dúvidas sobre as questões climáticas com a especialista.

Instituições que receberam a comenda pela assiduidade:

1-Câmara Municipal de Morada Nova.
2-Câmara Municipal de Banabuiú.
3-Prefeitura Municipal de Madalena.
4-Prefeitura Municipal de Senador Pompeu.
5-Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos.
6-DNOCS.
7-FUNCEME.
8-EMATERCE.
9-Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ibicuitinga.
10-Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores (as) Familiares de Senador Pompeu.
11-Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado do Ceará – Sintace.
12-IFCE.
13-AUDIPIMN.
14-Associação Comunitária dos Produtores de Lagoa do Tapuio.
15-SAAE Morada Nova.
16-Colônia de Pescadores e Pescadoras Z-65 de Quixadá.