O secretário adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Ramon Rodrigues, falou durante a programação do Seminário Agrosetores Ceará desta quarta-feira (12) sobre o plano de ações estratégicas para o setor de recursos hídricos pensado para os próximos dez anos (2018 a 2027). O evento, que prossegue até esta quinta (13), apresenta um panorama do setor agropecuário cearense através das câmaras setoriais e temáticas voltadas para o agronegócio e estabelecidas na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

Dividido em seis eixos de atuação, o plano orienta a implementação da Política Estadual dos Recursos Hídricos nos próximos anos, com foco na ampliação da segurança hídrica do Estado. Pensado por técnicos e gestores da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) o plano foi desenvolvido “dentro de casa”, como qualificou Ramon. ” É um plano bem pé no chão e envolveu pessoas de todo o sistema de recursos hídricos”, afirmou o secretário adjunto.

Entre as ações estratégicas previstas está o aperfeiçoamento da infraestrutura hídrica do Ceará. A conclusão das obras do Cinturão das Águas (CAC), a duplicação do eixão das águas, além da construção de outras barragens estão previstas no documento. “Estamos com mais de 50% das obras do CAC concluídas e já temos duas barragens planejadas : Lontras e Fronteiras”. Ramon também destacou que a etapa da obra do CAC que receberá as águas da transposição do Rio São Francisco já está concluída.

Ponto forte do plano, o projeto da Secretaria de Recursos Hídricos, Malha d’água, também foi apresentado durante o seminário. A ideia é levar água tratada a todo o estado do Ceará através de um sistema arrojado e integrado de adutoras. ” Vamos, desta forma, otimizar o processo de transferência de água e não depender tanto da construção de barragens”, explicou Ramon.

O Plano de Ações Estratégicas de Recursos Hídricos têm um montante de investimentos de R$ 12,89 bilhões de reais, dos quais cerca de R$ 7,15 milhões estão programados para os próximos 10 anos (2018 -2027).

Compartilhe:

categorias: | Notícias
tags: