O Planejamento Estratégico Corporativo encontra-se em processo de revisão. Enquanto este processo não é finalizado, a companhia adota o seguinte modelo de Gestão por Resultado: monitoramento dos Objetivos Estratégicos, através do acompanhamento de indicadores e metas estabelecidas para os níveis Corporativo (estratégico), Setorial (tático) e Operacional (individuais). Veja no esquema a seguir:

 

 

Para realizar as suas atividades, a Companhia monitora os seus projetos estratégicos, através de reuniões mensais, conforme os eixos abaixo descritos:

eixo atuacoes

O modelo de monitoramento mensal das ações e projetos desenvolvidos pela Companhia é composto das seguintes ações:

Reuniões do FAG (Fórum de Avaliação e Gestão) Corporativo, que monitora metas e indicadores de desempenho do nível estratégico;

Reuniões do FAG Setorial, que monitora metas e indicadores de desempenho de cada Diretoria;

Reuniões de Monitoramento de Projetos Estratégicos; e monitoramento dos compromissos estabelecidos em cada reunião, controlados através de um sistema específico, conforme figura abaixo.

Plano Estratégico 2050 – Metodologia e andamento

A Cogerh está revisando o Planejamento Estratégico da Companhia, com vigência no período de 2015 a 2022. A última revisão do planejamento estratégico da Cogerh foi realizada no ano de 2015. Observa-se que, desde o referido ano até o presente momento, ocorreram relevantes mudanças relacionadas à área de Gestão dos Recursos Hídricos no âmbito internacional, nacional, regional e no estado do Ceará.

Outras mudanças ambientais também afetaram a área de recursos hídricos e a COGERH especificamente, como por exemplo: alterações no clima, na economia, na política, legislação, na tecnologia, aspectos demográficos, etc.

Além disso, o novo Plano Estratégico da Companhia deve se alinhar com o Plano Estratégico do Estado do Ceará (Ceará 2050) e com os demais planos formais das instituições que compõem o Sistema de Recursos Hídricos (SIGERH).

O Plano Estratégico é um importante meio para fortalecer o modelo de Governança Corporativa adotado pela Companhia, conforme as exigências da Lei n. 13.303. De acordo com essa lei, é de responsabilidade da COGERH desenvolver e publicar os seguintes documentos:

1. Estratégia de Longo Prazo (2050);

2. Plano de Longo Prazo (5 anos);

3. Plano de Negócios e Carta Anual (anual).

 

Uma das Premissas fundamentais do Planejamento Estratégico da COGERH é que este seja realizado de forma participativa e democrática. Tendo esse princípio como máxima, os trabalhos seguem o modelo ilustrado na figura abaixo:

A metodologia contempla asfases do diagnóstico e do prognóstico estratégico. O diagnóstico compreende 4 estudos, conforme indicados no quadro abaixo:

Estudos

Conteúdo

Diagnóstico das Condições Organizacionais

Resultados da pesquisa realizada com os colaboradores da COGERH para identificação de pontos fracos, pontos fortes e sugestões de melhoria dos macroprocessos definidos na cadeia de valor.

Diagnóstico das Capacidades

Resultados da pesquisa realizada com os colaboradores para identificar as capacidades da COGERH. As capacidades são habilidades da empresa para utilização eficiente dos recursos internos para realizar as atividades com vistas a atingir os resultados pretendidos. As capacidades são frequentemente associadas ao desenvolvimento, à transferência e à troca de informação e conhecimento por intermédio do capital humano.

Diagnóstico das Competências Essenciais

Realização de pesquisa para a seleção das competências essenciais,a partir da aplicação às capacidades da empresa de quatro critérios: valiosa, rara, difícil de imitar e substituível.

Análise de Stakeholders

Identificação das expectativas das partes interessadas nas atividades da COGERH e de eventuais convergências e divergências entre esses atores.

Análise de Cenários

Levantamento do estado e das tendências futuras de segmentos do ambiente de negócios da COGERH, e análise das implicações desses fatores na estratégia e no desempenhjo da organização.

Os três primeiros estudos referem-se às condições internas da organização e os dois últimos aos impactos da perspectiva externa, do ponto de vista das partes interessadas nos resultados da empresa e dos fatores externos integrantes do ambiente.

O prognóstico compreende os elementos que precisam ser implementados para promover as mudanças necessárias para lidar com as condições internas e enfrentar as ameaças externas e tirar partido das oportunidades. O quadro seguinte apresenta esses elementos:

Estudos

Conteúdo

Desafios estratégicos de longo prazo

Definição das tendências e das variáveis com maior impacto nos resultados da empresa no longo prazo.

Identidade Organizacional

Revisão da missão, visão e valores da COGERH.Tendo por base as informações da etapa de diagnóstico e pesquisa com a diretoria e colaboradores.

Mapa Estratégico

Revisão do Mapa Estratégico da empresa, estabelecendo a hierarquia dos objetivos estratégicos, numa relação de causa e efeito, e apontando os indicadores e metas desses objetivos.

Projetos estratégicos e sua distribuição anual

Definição dos projetos estratégicos associados ao Mapa Estratégico., com a identiticação dos anos de sua execução.

Modelo de monitoramento dos resultados

Definição dos procedimentos de avaliação dos resultados obtidos e da sistemática de reuniões de análise da estratégia.

Até fins de julho de 2021, já haviam sido realizadas as seguintes atividades para a elaboração do Plano Estratégico:

Pesquisa das Condições Organizacionais, segundos os macroprocessos e processos da cadeia de valor;

Elaboração da 1ª. Versão do Relatório das Condições Organizacionais Internas;

Validação pelo Comitê Estratégico de PlanejamentoSdo Relatório por processo participativo que envolveu análise e discussão de grupos de trabalhos autogeridos de 120 colaboradores da empresa;

Elaboração da versão final do Relatório das Condições Organizacionais;

Elaboração da metodologia dos estudos da identiticação das capacidades organizacionais, das competências essenciais e da análise de cenários;

Realização da pesquisa para a identificação das capacidades organizacionais;

Apresentação do Relatório das Capacidades Organizacionais (versão para discussão)

Validação do Relatório das Capacidades pelo Comitê Estratégico de Planejamento;

Realizaçao de 16 entrevistas para avaliação da perspectiva dos Stakeholders;

Análise e tratamento dos dados da pesquisa dos Stakeholders;

Elaboração e apresentação ao Comitê Estratégico de Planejamento de Metodologia e Proposta de Realização de Seminários para a Análise de Cenários.

 

 

Compartilhe:

categorias: | Eixos de Atuação
tags: