Crateús: Comissão Gestora do Açude Flor do Campo toma posse

03/07/2019

O momento contou com capacitação sobre temas de preservação ambiental e gestão hídrica

Os novos membros da Comissão Gestora do Açude Flor do Campo foram empossados no último dia 27 de junho, no município de Novo Oriente, nos sertões de Crateús.  A reunião aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais da cidade.

O colegiado recebeu uma capacitação da equipe técnica da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) cujo foco era o modelo de “Gestão dos Recursos Hídricos”. O foco foi a política de gestão participativa, enfatizando a participação, especialmente por meio do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos – Conerh, dos Comitês de Bacia Hidrográficas – CBHs e das Comissões Gestoras, destacando o papel dessas últimas.

A capacitação contou também com a participação da técnica em educação ambiental da Associação Caatinga, Andreza Melo, que apresentou a palestra intitulada “Conservação dos Recursos Hídricos na Caatinga”, destacando a importância do bioma, suas várias formas, a degradação que a caatinga vem sofrendo, os impactos de tais degradações e enfatizou a importância de sua preservação e conservação, bem como sua relação com os recursos hídricos.

O momento teve ainda a participação de Tatianna Angelo, da Secretaria de Meio Ambiente – Sema, que falou sobre “Preservação e conservação dos recursos naturais”, abordando a questão do consumo consciente e uso racional da água.

Após a capacitação, o vice-presidente do CBH dos Sertões de Crateús, Enoch Coutinho, empossou os membros da referida Comissão Gestora, sendo a mesma composta por 10 (dez) membros, onde 40% são representantes de usuários, 30% representam a sociedade civil e 30% representam o poder público.

No evento estiveram presentes, além dos membros da CG e dos palestrantes, o Coordenador do Núcleo de Gestão, Ewerton Torres e as técnicas Nayara Carvalho e Edna Nascimento, representando a Cogerh-Crateús.

Confira a composição da Comissão Gestora do açude Flor do Campo, mandato 2019-2023:

MEMBRO

INSTITUIÇÃO

REPRESENTAÇÃO

Antonino Povoa Aguiar

Associação Comunitária de Almas

Usuário

Elias Mineiro de Freitas

Associação Comunitária de Inhamuns

Usuário

Antônio Alexandre Albuquerque

Colônia dos Pescadores – Z 58

Usuário

Francisco Fernando de Amorim Silva

Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece

Usuário

Raimundo Pereira da Silva Filho

Assembleia de Deus Ministério de Guará

Sociedade Civil

Cicero Fernandes da Silva

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Novo Oriente

Sociedade Civil

Mozar Gouveia de Araujo

Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais de Quinta Tigre – Km 12

Sociedade Civil

Enoch Sabóia Coutinho

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Poder Público

Alonso Alves da Silva

Defesa Civil

Poder Público

Claudino Sales Neto

Ematerce

Poder Público