Ferramentas Pessoais
Página Inicial / Notícias / Açude Forquilha está sendo revitalizado
lai

Órgãos Vinculados

 
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Açude Forquilha está sendo revitalizado

O trabalho está sendo feito em parceria entre o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a Agência Nacional das Águas (Ana) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O diagnóstico de todos os fatores que estão agredindo o meio ambiente na área onde fica o açude público Forquilha, na cidade de mesmo nome, foi a primeira etapa concluída do projeto de revitalização do reservatório. O trabalho está sendo feito em parceria entre o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a Agência Nacional das Águas (Ana) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A segunda etapa já começou. Trata-se de amenizar tudo o que está prejudicando o açude como os desmatamentos, a criação de animais às margens e até uma usina de reciclagem instalada bem próxima.

"Após terminar essa segunda etapa queremos fazer uma transposição de águas para o açude", informa o coordenador estadual do Dnocs, Antônio Eduardo Gonçalves Segundo. Ele acrescenta que um estudo detalhado está sendo realizado nesse sentido. O reservatório, de médio porte, há 11 anos não sangra e isso também contribui para o comprometimento da qualidade da água. Nos períodos secos, a quantidade de água diminui bastante prejudicando os que dependem do açude para o consumo e irrigação.

Segundo Eduardo Gonçalves, para diminuir o sofrimento das comunidades, nos meses sem chuvas, quando a água fica escassa nas torneiras, o governo estadual construiu uma adutora e o próprio Dnocs fez oito poços profundos. Antes, a água era vendida em caminhões ou em baldes. O perímetro irrigado que depende da água do Forquilha também foi prejudicado nos últimos 10 anos.

O açude Forquilha, de acordo com o coordenador estadual do Dnocs, está sendo um laboratório e outros açudes públicos do Ceará que sofrem agressões ambientais vão passar por um processo de revitalização. As reuniões para discutir o projeto do Forquilha começaram em junho último na própria cidade com a participação de representantes dos órgãos que administram o açude (Dnocs e Cogerh), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú, da Agência Nacional das Águas, da prefeitura do município e da comunidade.

Criada em: 22/08/2008 09:57
Modificada em: 28/09/2008 12:59