Definida vazão de operação do Açude Arneiroz II para o segundo semestre

08/08/2019 # # #

Liberação de água do reservatório será exclusivamente para abastecimento humano e a dessedentação animal

A Comissão Gestora do Açude Arneiroz II definiu ontem (07) a operação do reservatório para o segundo semestre de 2019. Após apresentação dos cenaŕios de retirada do manancial pela equipe da Cogerh e considerando a situação hídrica e as demandas prioritárias, a comissão decidiu pela vazão média de 30 L/s. A operação será exclusivamente para abastecimento humano e a dessedentação animal , devido ao baixo de nível de acumulação do açude que registra hoje apenas 10,53% de sua capacidade volumétrica. A deliberação aconteceu durante reunião extraordinária ocorrida na Câmara Municipal de Arneiroz, região dos Sertão de Inhamuns cearense.

O açude atende a sede do município de Arneiroz e o distrito de Boqueirão por meio de liberação pelo rio, e quando é necessário, as sedes de Tauá e Catarina, através de adutoras instaladas. Segundo simulações feitas pela equipe técnica da Cogerh e considerando a situação hídrica do manancial, em 1º de fevereiro de 2020 o açude Arneiroz II chegará ao percentual de 6,30% de capacidade, considerando aporte zero no período. O Açude Arneiroz II possui capacidade de acumulação de 187,70 milhões de metros cúbicos.

A reunião contou com a presença de 8 dos 15 membros da Comissão Gestora do açude, além do prefeito de Arneiroz, Edgar Monteiro. Gestores e técnicos da regional da Cogerh de Iguatu estiveram no encontro prestando apoio técnico e logístico a Comissão, conforme determina a política nacional de recursos hídricos.