Crateús: Cogerh capacita membros do Comitê da Bacia da Ibiapaba

14/12/2018

Participantes puderam entender como é feita a liberação de água para o Estado do Piauí

Os membros do Comitê de Bacia da Serra da Ibiapaba participaram na última terça-feira (11) de um momento de capacitação, com visitas à estruturas hídricas da região. Na ocasião, o grupo visitou o açude Jaburu I. No local, conheceram as principais estruturas do barramento, a operação realizada, além das ações programadas para manutenção do açude. Técnicos da Cogerh explicaram, ainda, como é feita a liberação de água para o Estado do Piauí.

Na sequência, o grupo visitou a empresa NUTRILITE. Os membros do Comitê conheceram as pesquisas desenvolvidas pela empresa, tais como o processo de produção de acerola com sistemas altamente eficientes de consumo de água. Conheceram também várias ações desenvolvidas com as comunidades do entorno.

Ao final do dia e encerrando o momento de capacitação, o grupo seguiu para a Estação de Tratamento (ETA) Jaburu, que é responsável pelo tratamento e distribuição de água para toda a região da Serra da Ibiapaba. Essa visita teve explanação teórica e prática sobre os equipamentos utilizadas na ETA. Além disso, o grupo conheceu outras atividades da Cagece em relação a gestão ambiental e sustentabilidade.

Estiveram reunidos os membros do setor sociedade civil, usuários, poder público municipal, estadual e federal do CBH da Serra da Ibiapaba e os técnicos do Núcleo de Gestão da Cogerh/Crateús.