Comitês do Baixo e Médio Jaguaribe preparam comemorações alusivas aos 20 anos da entidade

16/01/2019

Abertura oficial das atividades festivas será realizada durante a Semana da Água de 2019, no mês de março

Às vésperas de completar 20 anos de criação, os comitês do Baixo e Médio Jaguaribe se articulam para pensar nas festividades alusivas à data. Reunidos com o núcleo de gestão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos em Limoeiro do Norte durante esta terça-feira (15), o grupo definiu a programação dos eventos e a metodologia das atividades festivas.

O grupo de trabalho constituído para ocasião decidiu pela comemoração conjunta dos dois Comitês. A abertura oficial das atividades festivas será realizada durante a Semana da Água de 2019, que ocorrerá de 18 à 23 de março. Cada comitê terá um dia de evento específico: 21 de março no município de Jaguaribara, sub-bacia do Médio Jaguaribe, e no dia 22 no município de Aracati, sub-bacia do Baixo Jaguaribe.

Está prevista ainda uma Sessão Solene de comemoração aos 20 anos dos dois colegiados, que ocorrerá no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, município de Limoeiro do Norte. O evento contará com a presença de autoridades estaduais e federais envolvidas na gestão de Recursos Hídricos. Na ocasião, serão homenageadas personalidades que contribuíram para a consolidação da gestão participativa dos recursos hídricos nas sub-bacias hidrográficas do Baixo e Médio Jaguaribe.

A reunião conjunta teve a presença dos integrantes dos Grupos de Trabalho dos dois colegiados e da equipe técnica Núcleo de Gestão da gerência regional Cogerh em Limoeiro do Norte.

Histórico

Os Comitês das Sub-bacias do Baixo e Médio Jaguaribe foram criados pelo Decreto Estadual Nº 25.391, de 01 de março de 1999. O CSBH Médio Jaguaribe, foi instalado oficialmente em 15 de abril de 1999, ao passo que o CSBH Baixo Jaguaribe foi instalado em 16 de abril daquele ano. Desde sua criação a gerência regional da Cogerh de Limoeiro do Norte exerce a função de secretaria-executiva dos dois colegiados, prestando apoio técnico, administrativo e financeiro aos comitês.