Comitê da Região Metropolitana discute segurança de barragens

15/03/2019

Primeira reunião do ano para o Comitê teve a presença de técnicos da Cogerh, SRH e Dnocs

O Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) teve sua 54º Reunião Ordinária nesta quarta-feira (13), no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh. Na ocasião, foi discutido o tema de segurança hídrica e segurança de barragens.

Após a abertura feita pela diretoria do Comitê, foi aprovada a ata da reunião prévia, relatada pelo presidente do CBH. Em seguida a engenheira do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Zita Timbó, fez uma explanação sobre as barragens administradas pelo órgão e a segurança das mesmas. A engenheira sugeriu aos membros do Comitê a confecção de uma carta-documento solicitando, ao Governo Federal, recursos e atenção para as barragens federais administradas pelo Dnocs.

O analista em Gestão dos Recursos Hídricos, Krishna Martins, fez uma breve apresentação da situação hídrica do Ceará com prioridade na Região Metropolitana, focando no prognóstico climático realizado pela Funceme, que prevê 35% abaixo da média, 40% na média e 25% acima da média.

Estiveram presentes, na 1ª reunião do ano, representantes dos municípios: Barreira, Acarape, Redenção, Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Aracoiaba, Itapiúna, Choró, Ocara, Ibaretama, Cascavel, Beberibe, Pindoretama, Eusébio, Aquiraz, Pacajus, Horizonte, Chorozinho, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maranguape, Maracanaú e Fortaleza, além de técnicos da SRH,Dnocs, Cogerh e Funceme.

Sobre o CBH-RMF

O Comitê foi criado em janeiro de 2013 e é constituído por 60 instituições-membros, sendo 30% de Sociedade Civil, 30% usuários, 20% Poder Público Municipal e 20% Poder Público Estadual. As reuniões visam contribuir com a garantia da sociedade no processo de decisão, buscando o desenvolvimento sustentável das bacias.

→ Com informações da Secretaria de Recursos Hídricos – SRH.