Durante reunião ordinária grupo levantou pautas de planejamento e gestão

Responsável pela gestão da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, os membros do comitê de Bacia da região reuniram-se para, dentre outras pautas, acompanhar o andamento das obras preventivas nos açudes Cupim, Barra Velha e Colina, inseridos no território da Bacia dos Sertôes de Crateús. Os reservatórios passam por medidas preventivas, conforme inspeção sistemática realizada pelo setor de Segurança e Infraestrutura da Companhia com ações concentradas na recuperação de erosões e reconstituição do aterro. A previsão é de que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2020.

O grupo também planeja eventos para 2020, a exemplo do dia da água, além de capacitações para o colegiado. O grupo prepara os membros para o o Encontro Nacional de Comitês de Bacia (Encob). Dois representantes de cada comitê serão selecionados e irão para o encontro nacional, que ocorrerá entre os dias 21 a 25 de outubro em Foz do Iguaçu. O momento é importante para intercâmbio de gestão entre todos os Comitês de Bacia do Brasil.

O comitê reivindica, ainda, à Secretaria das Cidades a formalização de projetos de saneamento no âmbito da Bacia dos Sertões de Crateús. A reivindicação também se estende a Cogerh, pois a entidade solicita a elaboração de projeto visando a realização de cadastro dos usuários do açude Colina.

A Cogerh segue os preceitos estabelecidos pela política nacional dos recursos Hídricos e presta apoio às organizações sociais para a gestão das águas do estado. Quem operacionaliza o trabalho são os Núcleos de Gestão de cada Gerência de Bacia da COGERH, coordenado, no âmbito estadual, pela Gerência de Gestão de Recursos Hídricos – GERHI, que funciona na sede da COGERH em Fortaleza.

Compartilhe:

categorias: | Gestão Participativa | Notícias
tags: