Comitê dos Sertões de Crateús elege nova diretoria

26/03/2019

Eleita para o mandato de 2019-2011, chapa única foi empossada de imediato

Aconteceu na última quarta-feira, 20, no auditório da Cagece em Crateús, a 5ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús – CBHSC. Na ocasião, os membros elegeram a nova diretoria para o mandato de 2019-2021.

A reunião foi iniciada pelas boas vindas da presidente do comitê, Nilce Pereira, que logo fez o repasse da pauta e conduziu a reunião. O secretário adjunto Leandro Aguiar fez a leitura da ata da 22ª reunião ordinária do Comitê, que após algumas alterações foi aprovada pela plenária.

Dando continuidade a pauta da reunião, a junta eleitoral conduziu o processo de eleição da diretoria do CBHSC para o mandato 2019-2021, sendo que houve inscrição de apenas uma chapa para pleito e a mesma foi eleita por unanimidade pela plenária do colegiado. Após a eleição foi dada posse a nova diretoria do colegiado, que consiste da seguinte composição:

Antônia Nilce Pereira de Souza – Presidente

Enoch Sabóia Coutinho – Vice-presidente

Cicero Lacerda de Deus – Secretário

Francisco Teobaldo Gonçalves Marques – Secretário Adjunto

Em seguida Ewerton Torres, coordenador do Núcleo de Gestão da Cogerh – Crateús mostrou dados sobre o volume atual dos reservatórios da bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús e, a pedido da plenária, falou um pouco sobre a operação realizada no açude Granjeiro em Ibiapina.

Houve ainda na reunião uma discussão sobre a segurança de barragens na bacia dos Sertões de Crateús, com destaque para a situação do açude Floresta, em Poranga. A plenária também sobre os impactos causados por uma mineradora que esteve em atividade no Município de Quiterianópolis, deliberando pela participação de membros do colegiado em reunião e audiência pública (já agendadas naquele município) para discutir o assunto.

Estiveram presentes 22 instituições do colegiado, representando 73,33% do CBHSC. No total, foram contabilizados 31 participantes entre instituições membros do colegiado, defesa civil de Pornaga, Associação da Barra do Riacho Seco, Ematerce, o Coordenador do Núcleo de Gestão, Ewerton Torres, a Analista do Núcleo de Gestão, Nayara Carvalho, e a Técnica do Núcleo de Gestão, Edna Nascimento.