Comitê do Médio Jaguaribe recebe capacitação sobre Preservação De Nascentes

02/07/2019

Ocasião contou com visita técnica a projetos de convivência sustentável com o semiárido

Os membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe participaram de uma capacitação abordando a preservação de nascentes (Olhos D’Água) da sub-bacia do Médio Jaguaribe. O momento ocorreu nos dias 26 e 27 de junho, nos municípios de Tabuleiro do Norte e Jaguaribe.

No dia 26, os membros do Comitê realizaram uma visita às nascentes (Olho d’água da Bica e Olho d’água dos Currais) localizadas no município de Tabuleiro do Norte. À tarde, os integrantes do colegiado receberam uma palestra ministrada pela Professora Giselda Freitas, do IFCE Campus Limoeiro do Norte, abordando aspectos do Código Florestal (Lei 12.651/2012) e da preservação de nascentes de água. Foi apresentada ainda a experiência do ensino baseado na metodologia da alternância desenvolvida pela Escola Família Agrícola – EFA Jaguaribana José Maria do Tomé. Localizada em Tabuleiro do Norte, a instituição trabalha a agroecologia no ensino técnico profissionalizante de filhos de agricultores(as) familiares da região Jaguaribana.

Foi realizada também uma visita técnica a projetos de convivência sustentável com o semiárido, desenvolvidos pelo Instituto Brotar no município de Tabuleiro do Norte. Os membros do colegiado conheceram as experiências de reúso de águas cinzas (Bio Águas) e o biodigestor familiar, que produz metano em substituição ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e a queima de lenha pelas famílias beneficiárias do projeto.

Já no dia 27 de junho, os participantes da capacitação realizaram uma visita técnica às nascentes (Olho D’Água Goiabeiras) no distrito de Aquinópoles, município de Jaguaribe.

O evento de capacitação teve a presença de 55 membros de instituições da Sociedade Civil, Usuários de Água e do Poder Público que compõem o comitê.A Cogerh Limoeiro do Norte esteve representada pelo gerente, Hermilson Barros, pelo coordenador do núcleo de Gestão, Leandro Nogueira, os analistas Cleilson Almeida, Aroldo Vidal e Humberto Azevedo, pelos tecnólogos Charles Teles e Lauro Filho e pelo apoio do núcleo de gestão, Emília Regis.