Comitê do Litoral elege nova diretoria

30/05/2019

Grupo foi eleito para o mandato de 2019-2021

No dia 29 de maio ocorreu, no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB, município de Itapipoca, a 14ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral – CBH Litoral, na qual foi eleita, pelos membros do colegiado, a nova diretoria para o mandato de 2019-2021.

A reunião teve início com a posse das 40 instituições/membro do CBH Litoral, para o quadriênio 2019-2023, eleitas no III Congresso de Renovação, ocorrida em 08 de maio. Neste ato esteve representando a Secretaria de Recursos Hídricos – SRH, Inês Prata Girão. A Mesa, composta pela SRH, pela secretaria executiva da regional Pentecoste e pelo representante da diretoria anterior, vice-presidente, Erandir Cruz, desejaram boas vindas a todas as instituições e legitimaram de forma positiva o processo de renovação, feito pela Cogerh ao longo do primeiro semestre de 2019.

Dando continuidade, a junta eleitoral conduziu o processo de eleição da nova diretoria do CBH Litoral para o mandato 2019-2021. Dentro do prazo do Edital 02/2019, foram inscritas duas chapas para o pleito.

A Chapa 01 denominada “Filhos da Água” teve esteve composta pela presidente, Maria Luísa Soares , pelo vice-presidente, Hamilton Teixeira Viana, secretário, Raimundo Wellington Lino dos Santos e pelo secretário adjunto, Manoel Carlos Oliveira. Já a Chapa 02 denominada “Democracia e Participação” foi composta pelo presidente, Vicente Barbosa Soares, pelo vice-presidente, Lívia Alves de Souza , pelo secretário Erandir Cruz Martins e pelo secretário adjunto, Samuel Nascimento de Castro.

Das 40 instituições existentes no colegiado, estiveram presentes 39, representando 97,5% do total dos membros do CBH Litoral. Deste total foram contabilizados 38 votos, assim definidos: 01 voto em branco, 10 votos para Chapa 2 e 27 votos para Chapa 1. O representante da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE esteve presente, entretanto não pode votar por não ser titular muito menos suplente, oficialmente indicado para compor o CBH Litoral, e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS justificou sua ausência.

Em seguida, a Chapa 01 eleita é empossada pelo vice-presidente da Diretoria anterior e em seu primeiro pronunciamento, defendeu uma gestão participativa e informou, ainda, a primeira reunião deste colegiado eleito, está prevista para dia 03 de julho de 2019, em Acaraú-Ce.