Comitê do Acaraú realiza capacitação para Alocação de Água

17/06/2019

A meta é que as instituições participantes tenham as condições necessárias para realizar uma interferência qualitativa no processo de alocação

O Núcleo de Gestão da Cogerh – Sobral, Gerência Regional das Bacias do Acaraú e Coreaú, realizou uma capacitação com os novos membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú, que tomaram posse no último 29 de maio. A Capacitação, que teve duração de um dia, contou com a presença de 19 membros, representando 11 instituições novatas na gestão de águas na Bacia do Acaraú, e teve como foco a Alocação Negociada de Água.

A iniciativa teve por objetivo fornecer orientações necessárias para que os novos membros possam participar ativamente do processo de Alocação de Água do Vale do Acaraú, bem como da definição dos parâmetros de operação dos açudes isolados da Bacia.

Foram apresentados e discutidos os aspectos legais, os conceitos, a metodologia e os dados técnicos utilizados pela Cogerh, de forma que todos pudessem antecipadamente conhecer como se constrói o processo de decisão e reconhecer a sua função como instituição membro, contribuindo para uma gestão efetivamente participativa.

A perspectiva é que as instituições tenham as condições necessárias para realizar uma interferência qualitativa no processo. Conduziram os trabalhos as técnicas da Cogerh de Sobral, Adriana Oliveira, Kamylle Prado e Patrícia Vasconcelos. A avaliação feita pelas instituições participantes foi positiva e a pretensão é que a capacitação seja continuada, fortalecendo o Comitê de Bacia no seu papel entre os gestores das águas.

Saiba mais: Alocação Negociada de Água

O processo de Alocação Negociada define a distribuição da água, de acordo com a Lei estadual de Recursos Hídricos, para os diversos setores: abastecimento humano, irrigação, serviços e indústria. A alocação é realizada pela Cogerh em conjunto com os Comitês de Bacias Hidrográficas, órgão colegiados com representação em diferentes setores da sociedade: usuários de água, sociedade civil e poder público.