Comitê da Bacia do Curu discute uso da água em reunião

16/05/2019

Na ocasião, foi decidida a criação de uma comissão para tratar do tema

A Gerência Regional da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – Cogerh em Pentecoste realizou ontem (15), a 68ª reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu. O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Apuiarés e teve como pauta a apresentação do balanço financeiro da Cogerh.

Houve também a aprovação de cláusula acerca do grupo de trabalho e das câmaras técnicas existentes no regimento interno, bem como uma discussão sobre o terceiro uso na bacia do Curu. Como determina a Lei das Águas, as prioridades são de abastecimento humano e dessedentação animal em casos de escassez. Com o intuito de detalhar sobre o terceiro uso que deverá ser feito na bacia, foi definida a criação de uma comissão para que seja elaborada uma resolução sobre o assunto, que deve abordar a irrigação para pequenos produtores.

Também foi informado sobre o processo de renovação das 50 instituições membros do CBH Curu, que terá início em agosto deste ano, com a formação da Comissão Coordenadora da Renovação – CCR.

A reunião foi conduzida pela diretoria do CBH Curu, através de seu presidente Daniel Gomes e contou com a participação do Secretário Executivo da SRH, Sr. Dedé Teixeira, 40 instituições membros, além de representantes do poder público municipal local e técnicos da Cogerh.