Comissão gestora do Trussu cobra manutenção do reservatório

12/07/2019

Reunidos nesta sexta-feira (12.07), membros do colegiado demonstram preocupação com a situação hídrica de Iguatu

A Comissão Gestora do Açude Roberto Costa (Trussu) reuniu-se nesta sexta-feira (12.07), no Campus Multi Institucional Humberto Teixeira. Com o reservatório contando com apenas 2,9% de sua capacidade (7,8 milhões de metros cúbicos), os membros do colegiado adotaram providências voltadas para a manutenção/conservação do reservatório e busca de novas fontes hídricas para o abastecimento da sede municipal de Iguatu. Estiveram presentes 11 dos 20 membros da Comissão Gestora, representantes das Entidades/Instituições dos segmentos de usuários de água, da sociedade civil e do poder público.

Após as apresentações técnicas os membros encaminharam as seguintes deliberações: identificação e levantamento pela Cogerh, dos poços existentes a 1,5Km do aquífero Julião a fim de verificar a influência destes para com o rebaixamento do aluvião, entrega de ofício da Comissão Gestora ao DNOCS para tratar sobre a recuperação da parede do Açude Trussu e, envio de ofício a SRH e ao DNOCS cobrando resultado do estudo dos piezômetros que foram instalados no Açude Trussu.

Participaram pela Cogerh, o gerente regional Anatarino Torres, a coordenadora de gestão Hewelanya Uchôa e a assistente administrativa Núbia Vitor.

MUQUÉM

Na última quinta-feira (11.07) foi realizada a Reunião de Alocação Participativa, 2019.2 do Açude Muquém. O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal, no Centro do município de Cariús-CE. Após apresentações técnicas e debates entre membros do colegiado, de maneira consensual, a vazão média aprovada para operação 2019.2 do Açude Muquém foi de 200 L/s.

O Açude Muquém atualmente encontra-se na cota 257,51, com volume de 11.932 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 25,7% da sua capacidade.

Participaram da reunião, os membros da Comissão Gestora, representantes de Entidades/Instituições dos segmentos de Usuários de água, da Sociedade Civil e do Poder Público Municipal, Estadual e Federal.

A COGERH – escritório regional de Iguatu esteve representada pelo gerente Anatarino Torres, a coordenadora de gestão Hewelanya Uchôa e a Assistente Administrativo Núbia Vitor.