Comissão Gestora do Açude Flor do Campo se reúne para balanço de ações

04/11/2019

A Comissão Gestora do açude Flor do Campo realizou, no município de Novo Oriente, a sua 4ª reunião ordinária. O evento contemplou uma série de atividades, desde a leitura do novo regimento interno da Comissão até a apresentação das informações sobre a quadra chuvosa de 2019 e os aportes nos reservatórios da Bacia dos Sertões de Crateús. O encontro é parte da série de reuniões para discutir a gestão do Açude Flor do Campo, em conjunto com setores da sociedade.

A Pauta da reunião incluiu ainda a apresentação do histórico das atividades da Comissão Gestora do açude Flor do Campo, desde a sua criação em 2012. Hélder Lucena, coordenador do Núcleo de Operação, apresentou informações sobre a quadra chuvosa de 2019, os aportes nos reservatórios da bacia dos Sertões de Crateús em 2019, com ênfase no açude Flor do Campo, bem como o volume atual do açude Flor do Campo e a simulação de esvaziamento, ressaltando que tal cenário foi aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús – CBHSC.

Questionado sobre o consumo da água pelo fenômeno da evaporação, Hélder deixou claro aos presentes que o volume de água consumido pela evaporação é bem superior ao volume captado pela CAGECE, cerca de 78% se perde por evaporação.

Eleição e Calendário de Atividades

Na ocasião, também foi realizada a eleição do secretário da Comissão Gestora do Açude Flor do Campo. O eleito para a função, por unanimidade, foi o representante da Igreja Assembleia de Deus Ministério Guará, Raimundo Pereira da Silva Filho. A plenária construiu ainda o calendário de atividades para ano de 2020, sendo previstas as seguintes datas e ações:

1) Realização de visita técnica ao entorno do açude Flor do Campo – 1ª quinzena de janeiro;

2) Reunião Extraordinária da CG do açude Flor do Campo, para apresentar relatório da visita realizada ao açude e para acessar informações da operação realizada em 2019.2 – fevereiro;

3) Capacitação para os membros da CG do açude Flor do campo, tendo como temas:

  • Os instrumentos de gestão dos recursos hídricos,
  • Conhecendo os diferentes tipos de mananciais, com destaque para as águas subterrâneas
  •  Visita técnica a Estação de Tratamento – ETA da CAGECE em Novo Oriente – Abril;
  •  5ª Reunião Ordinária da CG do açude Flor do Campo – junho;
  • 6ª Reunião Ordinária da CG do açude Flor do Campo – outubro.