Cogerh vence Prêmio ANA 2014 na categoria Governo

05/12/2014

O Plano de Gestão Participativa dos Aquíferos da Bacia Potiguar, Estado do Ceará, foi apresentado pela Companhia

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh) recebeu na noite de quarta-feira (3 de dezembro), no auditório da Caixa Cultural de Brasília, o Prêmio ANA 2014, na categoria Governo, com o Plano de Gestão Participativa dos Aquíferos da Bacia Potiguar, Estado do Ceará.

Na oportunidade, estava o presidente da Cogerh, Antonio Treze de Melo Lima, a gerente de Estudos de Projetos, Zulene Almada, e o ministro da integração, Francisco Teixeira que fez parte da iniciativa da Companhia que buscou diagnosticar a qualidade e quantidade das águas subterrâneas da Chapada do Apodi, mais especificamente do Aquífero Jandaíra, utilizadas para irrigar as culturas de frutas tropicais da região – onde há escassez de águas superficiais. Zulene Almada afirma: “A partir deste trabalho passamos a conhecer exatamente como é que estava a qualidade dessa água e sua quantidade. Daí pudemos implementar os instrumentos de gestão”. Também, fez parte do projeto, o diretor de planejamento, Lúcio Farias.

A coordenadora do projeto, Zulene Almada, ganhará viagem ao Fórum Mundial da Água de 2015, na Coreia do Sul, para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido. Durante o maior evento do mundo sobre água, os vencedores apresentarão seus trabalhos a pessoas de todo o planeta no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum. Ao todo, sete projetos finalistas foram agraciados e receberam, também, o Troféu Prêmio ANA, peça criada pelo mestre-vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Neste ano, estiveram em disputa sete categorias: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; ONG; Organismos de Bacia; e Pesquisa e Inovação Tecnológica.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, traçou um panorama da situação das águas e da gestão do recurso no País. Andreu também apontou a premiação como vitrine de boas práticas para serem replicadas pelo Brasil. “Vocês, que estão aqui concorrendo ao Prêmio ANA, nos ajudam muito na dimensão de fortalecer essa temática [de recursos hídricos] junto à sociedade brasileira”, destacou. O Prêmio ANA é a maior premiação do Brasil quando o tema é água e neste ano recebeu o recorde de 452 inscrições. Reconhece projetos, apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

 

Participaram do Projeto

Equipe Técnica

 

Napoleão Quesado Júnior

Larissa Silva e Silva

Glauciane Nunes Diniz de Oliveira

Urirajara Álvares Patrício

Clara de Assis J. Sales

Maria Mires Marinho Bouty

Lucivânia Figueiredo

Fernanda Azevedo Benevides

Rodrigo Almeida Matihara

Victor Hugo

José Alves Carneiro Neto

João Sílvio Dantas de Morais

Paula Nágela de N. Lopes

Francimeyre Freire Avelino

Débora Maria Rios Bezerra

Edgney Sárvio O. Holanda

Landolfo de Sousa Xavier

Siomara Peixoto

Francisco Almeida Chaves

Hermilson Barros de Freitas

Charles Teles Santos Silva

Raimundo Nonato Nunes

Antonio Deilton Holanda Viar

Fábio José Freitas da Silva

José Arnaldo Araujo

Valvenargue Augusto Guimar

Tereza Maria Ximenes Moreir

Marcos André L. da Cunha

Márica Rejane Estácio

 

Colaboradores

Maria Inês Teixeira Pinheiro

Manuel Pereira da Costa

Paulo Miranda Pereira

Jonhy Leanderson Lima

Maria Marlúcia Freitas

Carla Maria Vidal

Sônia Maria Silva

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing

Rafaele Esmeraldo Menezes

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh

Fone: + 55 85 3218.7020

rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br

Twitter: @Cogerh_ce

Facebook:https://www.facebook.com/cogerh