Cogerh realiza reunião de alocação do açude Tigre

23/07/2013

Comunidade e usuários do reservatório definiram vazão a ser liberada durante o segundo semestre do ano.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh realizou, através da Gerência Regional de Limoeiro do Norte, a reunião de alocação negociada de água do açude Tigre. O evento aconteceu na última sexta-feira (19), no Grupo Escolar do Mineiro, no município de Solonópole.

A reunião teve início com a distribuição de cartilhas e folders sobre a Bacia do Médio Jaguaribe e a importância da preservação da água. Em seguida foi apresentado o relatório técnico do açude Tigre, contemplando a a evolução histórica volumétrica e operacional. Ao fim das apresentações foram realizadas simulações de esvaziamento do reservatório, que registra atualmente 29,71% de sua capacidade máxima de armazenamento.

O encontro teve sequência com a proposta de liberação de água realizada pelo Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe. Na oportunidade o colegiado sugeriu a liberação de 2 litros por segundo, o que deverá suprir a demanda para o abastecimento humano no município.

Ao fim da reunião a comunidade e os usuários do reservatório definiram que a vazão a ser liberada durante o segundo semestre de 2013 será de 2 litros por segundo, assim como proposto pelo Colegiado. Na ocasião ficou também acordado que será realizada uma reunião de avaliação da operação durante o mês de Outubro.

O encontro contou com a presença de representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água bruta.

Assessoria de Comunicação e Marketing

Delano Medeiros Gondim

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh

Fone: + 55 85 3218.7024 / 3218.7025

ascom@cogerh.com.br

Twitter: @Cogerh_ce

Facebook:https://www.facebook.com/cogerh