Cogerh implementa Melhoria de Processos com Foco em Riscos

06/06/2019

Iniciativa está alinhada com outros projetos de Gestão por Processos do Governo Estadual

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) iniciou no mês de maio a implementação de um instrumento para viabilizar a Gestão de Riscos. Intitulada “Melhoria de Processos com Foco em Riscos”, a metodologia busca alcançar resultados otimizados nos serviços prestados pela Companhia e, consequentemente, para a população.

A iniciativa é um desdobramento provocado pela nova Lei das Estatais (Lei 13.303 de 2016), que trata da responsabilidade das sociedades de economia mista e de empresas públicas, em todas as esferas, quanto aos padrões de Governança e Gestão destas entidades. A Lei exige uma série de mudanças em relação a Governança, envolvendo padrão e robustez dos sistemas de controles internos, gestão de riscos, auditoria interna, conformidade e ética, e os padrões de transparência.

A metodologia implementada realiza a análise do processo; a identificação dos riscos e suas respectivas causas; o estabelecimento de controles a fim de minimizar os impactos negativos dos riscos identificados; e a implantação de melhorias de processos como forma de agregar valor a organização, contribuindo assim para otimização da tomada de decisões na Companhia.

Encontrar maneiras para prevenir e mitigar os principais riscos a que a Cogerh está exposta, bem como melhorar o uso de seus recursos financeiros estão entre os objetivos do projeto, que passa por uma mudança da cultura organizacional, devendo ser gradual e contínua. A iniciativa va está alinhada com outros projetos de implantação de Gestão por Processos do Governo do Estado do Ceará.

O trabalho está sendo conduzido pela Assessoria de Governança, Riscos e Conformidade da Companhia, junto as áreas executoras dos processos. No mês de maio, foram priorizados pela Diretoria quatro processos: Executar Orçamento, Manter Segurança de Barragens, Realizar a Movimentação de Bens e Gerenciar Contratos. Em junho, serão abordados mais quatro processos: Realizar Inventário, Conceder Outorga, Gerenciar as Contas de Energia Elétrica e Conceder Diárias.