Cogerh evita perda de água após recuperar comporta danificada de Açude

07/06/2019

Situação foi reparada em menos de 72 horas

A equipe de manutenção da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) agiu rápido para  que as águas do açude Acaraú Mirim, no município de Massapê, não fossem perdidas.

A estrutura do açude  foi danificada após uma operação feita pelo Corpo de Bombeiros, no último domingo (02), durante a retirada do corpo de um adolescente que ficou preso na comporta. “Na hora de fechar deve ter tido uma trava e acabaram  forçando. Por conta disso, a haste entortou e não conseguiram fechar. Infelizmente o adolescente morreu”, lamenta o gerente de Manutenção da Cogerh, Berthyer.

A equipe acompanhou o caso para evitar que volumes grandes de água fossem perdidos, visto que as comportas permaneciam abertas após o procedimento feito pelos Bombeiros. “Em menos de 72 horas detectamos e sanamos o problema”, explicou Berthyer. A ação foi resolvida com a expertise dos técnicos da Companhia. “Tivemos que fazer apenas alguns mancais para poder baixar a comporta, com custo mínimo”, frisou, referindo-se à recuperação da estrutura.

Apesar do açude ter tido um bom aporte durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio) a prioridade era cessar o desperdício. “Tínhamos que preservar a água do reservatório, principalmente diante da grave crise hídrica que o estado atravessa. As comportas não podiam passar muito tempo abertas. Seria um grande prejuízo”, avaliou, Berthyer.