Cogerh é homenageada durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa

22/11/2018

Na última quarta-feira (21), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) recebeu homenagem na Assembleia Legislativa pelo seu aniversário de 25 anos. Implantada em 1993, a instituição consolidou a política de gestão dos Recursos Hídricos do estado do Ceará, tornando-se referência para outros estados Brasil.

A solenidade ocorreu no plenário 13 de Maio, ocasião em que foram homenageadas personalidades que contribuíram para construção e conservação da política de gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. Gestores, técnicos e demais funcionários da Companhia e de outros órgãos estiveram na solenidade.

Compondo a mesa de abertura, o diretor-presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, agradeceu às homenagens prestadas e destacou a atuação da Companhia durante os 25 anos de seu funcionamento. Farias frisou o trabalho eficiente da Cogerh frente a prolongada seca que o estado atravessa, iniciada em 2012.

Na ocasião, o secretário de Recursos Hídricos do Estado e ex-funcionário da Cogerh, Francisco Teixeira, elogiou o modelo de gestão da Cogerh e suas frentes de atuação. “É uma empresa totalmente sustentável do ponto de vista técnico-financeiro administrativo e referência nacional em gestão de recursos hídricos, um órgão que é um ícone da política de águas do Ceará e uma grande referência para o Brasil”, ressaltou.

O professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um dos homenageados, Francisco de Assis de Souza Filho, afirmou que a Cogerh é um exemplo de história vitoriosa no serviço público. Segundo ele, uma das primeiras lições da companhia foi o entendimento de que o problema dos recursos hídricos precisa ser resolvido de forma multidisciplinar. Francisco de Assis é ex-funcionário da Cogerh.

O atual Superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, e ícone da política de recursos hídricos também esteve na solenidade. Participaram ainda, o diretor-presidente da Cagece, Neuri Freitas, e o superintendente de Obras Hídraulicas do Ceará (Sohidra), Yuri Castro de Oliveira.

Homenagens

Na ocasião, foram homenageadas personalidades que contribuíram para a conservação e gestão dos recursos hídricos no Estado: o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Francisco de Assis de Souza Filho; a consultora técnica do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, Rosana Garjuli Sales Costa; o consultor e especialista em recursos hídricos Pedro Antônio Molinas, representado na ocasião pelo integrante da Comissão de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Antônio Martins.

Também foram agraciados o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins, representado na ocasião pelo diretor técnico da Funceme, Hoilton Rios. O primeiro presidente da Cogerh, Luiz Carlos Pontes, também foi agraciado, Na ocasião, ele foi representado pela sobrinha, Gabriela Pontes. Também receberam homenagens: o ex-presidente da companhia, Francisco Lopes Viana; o titular da Secretaria e Recursos Hídricos (SRH), Francisco José Coelho Teixeira, e o secretário adjunto da SRH, Ramon Flávio Gomes Rodrigues.
O diretor-presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, também recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa em nome da Companhia.

Medalha Francisco Gonçalves de Aguiar

Durante o evento também foi entregue a medalha Francisco Gonçalves de Aguiar ao superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana. Na oportunidade, o ex-governador e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Ferreira Gomes, também foi agraciado com a homenagem, embora já tenha sido homenageado antes, só sendo possível entregar a comenda na tarde de ontem por meio do deputado Zezinho Albuquerque, que o representou.