Cogerh apresenta resultado de monitoramento de poços em distritos de Aracati

19/06/2019

Monitoramento é realizado desde 2007 pela Cogerh; Moradores da região participaram do encontro

A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) apresentou os resultados do monitoramento de poços realizado nas comunidades Morrinhos e Porto do Céu, no município de Aracati. Os poços estão localizados na região dos aquíferos Barreiras e Dunas, respectivamente. Representantes do Comitês do Baixo Jaguaribe acompanharam a reunião de avaliação, organizada pela gerência regional da Cogerh em Limoeiro do Norte, nesta terça-feira(18).

Os poços não apresentaram variações significativas no nível estático e dinâmico, porém em relação a salinidade observou-se elevação considerável nos poços da comunidade Porto do Céu. Quem confirma as informações é o geólogo da Companhia, Guilherme Filgueira. Na comunidade de Morrinhos não ocorreu alteração significativa da salinidade dos poços monitorados. O monitoramento é realizado desde 2007 pela Cogerh.

Na ocasião os moradores das duas comunidades também demonstraram preocupação com o elevado crescimento da carcinicultura no município, fato que pode interferir na qualidade da água de seus poços.

O evento contou com a presença de representantes da Sociedade Civil, Usuários e membros do Comitê de Bacia do Baixo Jaguaribe. A Cogerh Limoeiro do Norte estava representada pelo gerente regional Hermilson Barros e pelos analistas em gestão de recursos hídricos, Cleilson Almeida e Aroldo Vidal.