Gerenciamento de Recursos Hídricos integra programação de Seminário Internacional de Agricultura Irrigada

24/06/2019

Evento é ambiente para debates, transferência de conhecimentos e troca de experiência entre Brasil e Espanha no setor da irrigação

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) participa amanhã (25) e quarta (26), do Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada. Na ocasião, o secretário dos Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, fará apresentação sobre o gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará, com destaque para o processo de Alocação negociada de água para agricultura. A Cogerh vai manter stand durante o evento, com foco para apresentação do modelo de gerenciamento hídrico da empresa, além da divulgação do Plano de Ações Estratégicas de Recursos Hídricos do Ceará, documento que prospecta diretrizes para o setor de recursos hídricos, advindo, essencialmente, das lições aprendidas no último período de seca. O Seminário ocorrerá no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus do Pici.

O evento é ambiente para debates, transferência de conhecimentos e troca de experiência entre Brasil e Espanha no setor da irrigação. A gestão da água na agricultura irrigada, a inovação tecnológica nesses processos, os impactos da irrigação na saúde ambiental e nas alternativas de manejo eficiente da irrigação também são tema do evento.  O Programa Água Doce (PAD), ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) também será destaque no stand mantido pela Cogerh. Além da Cogerh e da SRH, a Funceme também fará apresentações no stand da companhia, com foco para o mais recente Levantamento de Solos do Ceará.

Sobre o evento

Promovido pelo Instituto Future o evento focará na gestão da água na agricultura irrigada, apostando na troca de experiências entre Brasil e Espanha. A Espanha é hoje um dos países mais avançados na irrigação, tendo a fruticultura como destaque. O evento também se propõe a discutir o uso consciente do recurso e ressaltar a questão de sobrevivência não apenas para o campo, mas também para o meio urbano.

O seminário ainda avaliará o cenário da gestão da água, a cooperação e capacitação na temática dos recursos hídricos e fortalecimento na participação técnica nos processos de gestão dos recursos hídricos e ampliação no investimento em pesquisa e inovações sobre governança da água, fundamentalmente na utilização de ferramentas e tecnologia social.

Saiba mais em

https://institutofuture.com.br/seminariobrasilespanha/