Antonina do Norte: Comissão acompanha operação no Açude Mamoeiro

01/11/2018

Representantes do escritório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Iguatu, acompanharam a operação do açude Mamoeiro durante reunião ocorrida nesta nesta quarta (31), em Antonina do Norte, interior do Ceará. Cerca de 20 pessoas participaram do encontro, entre usuários de água, representantes do setor da sociedade civil e vereadores do município.

Na última reunião de alocação do açude, foi aprovado pelos membros do Comitê a liberação de uma vazão contínua de 300l/s durante 30 dias. A descarga de água vai percorrer um trecho 20 km para recarregar poços naturais e encher alguns barramentos de pequeno porte no entorno do açude. “O açude mamoeiro existe há 5 anos e esta foi a primeira vez que liberamos água com este objetivo. Os poços naturais da região precisavam ser recarregados e a água nos barramentos vai beneficiar principalmente os animais”, explica Anatarino Torres, gerente da Cogerh na região de Iguatu. Dos 20 km previstos, já foi percorrido 15,5 km.

Torres reforça que o açude ganhou uma boa recarga este ano, o que possibilitou concretizar a ação. Hoje, o reservatório está com 52% de sua capacidade, valor que representa 10,6 milhões de m³.

Na reunião de Alocação do Açude Mamoeiro, ocorrida previamente, foi formada uma Comissão de Acompanhamento da Operação 2018.2, composta por 11 integrantes, representando o poder público municipal e os usuários de água do reservatório. Representando a Cogerh de Iguatu, estiveram presentes a coordenadora do núcleo de gestão, Hewelânya Uchôa, a analista em gestão de recursos hídricos, Isabel Cavalcante, e o agente de guarda e inspeção do reservatório, Marcelo da Silva.