Cogerh 25 anos: Evento celebra trajetória da Companhia na região do Alto Jaguaribe

28/11/2018

Presidente da Cogerh, João Lúcio Farias e o Secretário executivo da SRH, Aderilo Alcântara, prestigiam exposição fotográfica

A gerência regional do Alto Jaguaribe realizou, nesta quarta-feira (28), seminário sobre os 25 anos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O evento aconteceu no Campus Humberto Teixeira, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Além de palestra e debates, o evento trouxe ainda uma exposição fotográfica com o registro das atividades desenvolvidas pela Cogerh na área de abrangência da gerência.

“Eu costumo dizer que o sucesso do modelo de gestão de recursos hídricos implantado pela Cogerh é o sucesso de muitas mãos, de muitas pessoas que estão e estiveram nessa trajetória durante esses 25 anos”, disse o presidente da companhia, João Lúcio Farias na sua fala de abertura. “É também o sucesso das diversas entidades que estão presentes no processo de gestão de recursos hídricos, pois nem sempre é fácil processo de alocação negociada de águas”.

Gerente de projetos da Cogerh, Hugo Bezerra, profere palestra

O secretário executivo da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Aderilo Alcântara, ressaltou o trabalho que a Cogerh vem desenvolvendo na região da bacia do Alto Jaguaribe. “Tenho acompanhado de perto o trabalho da Cogerh e posso dizer, sem medo de errar, que o Ceará tem hoje um modelo (de gestão dos recursos hídricos) que é exemplo no Brasil e no mundo” destacou. Alcântara lembrou do trabalho de dimensionamento e monitoramento das águas subterrâneas da região do Iguatu que a Cogerh está desenvolvendo.

“Com esse trabalho, poderemos conhecer melhor o potencial desse aquífero. Com isso, poderemos fazer um planejamentos mais real, mais consistente. Isso é fundamental para o desenvolvimento da região”, avalia Aderilo.

Este é o quarto evento alusivo aos 25 anos da Companhia. Em Fortaleza, uma Sessão Solene foi realizada em comemoração à data no último dia 21 de novembro. Personalidades da área de recursos hídricos e da Cogerh foram homenageadas. No interior do Ceará, seminários comemorativos já foram realizados em Crateús, organizado pela gerência regional dos Sertões de Crateús no último dia 7 de novembro, e no Cariri, organizado pela gerência regional da bacia do Salgado no último dia 13 de novembro.

Homenagem à Cogerh no PfoR Ceará

Na próxima sexta (30), uma homenagem aos 25 anos companhia será realizada durante a semana de workshops PfoR Ceará: Aprendizados e Novos Desafios, organizada pelo Instituto de Pesquisas do Ceará (Ipece) e Banco Mundial. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Na ocasião, haverá a entrega da medalha Francisco Gonçalves de Aguiar ao professor de Recursos Hídricos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jerson Kelman e ao Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco Teixeira. A comenda é uma das maiores honrarias do setor de Recursos Hídricos do Ceará e homenageia personalidades que contribuíram notadamente para a conservação dos recursos hídricos do Estado do Ceará. O momento também será espaço para o lançamento do Selo Comemorativo aos 25 anos da Companhia.