Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú passaram por um processo de capacitação durante encontro no município de Meruoca, nos últimos dias 13 e 14 de novembro. A política de Saneamento Básico foi a pauta central da capacitação, conforme decisão anterior do próprio Comitê. A professora Letícia Freire, do Instituto Federal de Sobral, conduziu uma palestra sobre o tema e um debate foi feito pelos membros do Comitê.

Na ocasião, um trabalho em grupo com o colegiado apontou as relações entre os princípios da política de saneamento básico com as atribuições das instituições-membro do Comitê da Bacia do Acaraú, de acordo com premissas do regimento interno do colegiado. O objetivo da atividade era provocar uma reflexão entre a atividade discutida e a ação efetiva dos integrantes do comitê.

O engenheiro ambiental da prefeitura de Jijoca, Felipe Albuquerque, apresentou durante a capacitação a experiência de criação do Plano de Saneamento Municipal do Município, enfatizando a importância da participação social, do comprometimento da Prefeitura, da consideração da realidade local e do acompanhamento de todas as etapas. Os Membros do Comitê poderão das contribuições efetivas para a realização do Plano do Municipal de Saneamento de onde atuam.

A consultora responsável pelo Plano de Saneamento Ambiental de 6 municípios da Região Metropolitana de Sobral, Mariângela Laydner, apresentou as etapas desse processo, além de algumas informações da etapa do diagnóstico municipal.

Os membros do Comitê estabeleceram o compromisso de participação das Audiências dos municípios de Cariré, Massapê, Forquilha e Santana do Acaraú. A capacitação findou com uma avaliação positiva do encontro.

Compartilhe:

categorias: | Notícias
tags: